domingo, 3 de novembro de 2013

Instruções Básicas, Fotografia


Nessa primeira aula de fotografia, darei algumas instruções básicas para que vocês desenvolvam um olho fotográfico. Estão preparadas? Vamos lá!
Para desenvolver seu olhar fotográfico, devemos evitar: fundos complicados, e algumas fusões da personagem principal com o fundo escolhido. Trabalhe linhas em "S (curvas)", e, também,  áreas claras e escuras.
Obedeça a distância mínima recomendada de 1 metro a 3 metros (no máximo 5 metros). Sobre as câmeras de uso subaquática, respeite a profundidade indicada no manual (geralmente, a tolerância é de 5 metros).
Caso sua câmera possuir um problema chamado "erro de paralaxe" que consiste em cortar a lateral e a parte inferior da foto, a solução é simples. Para corrigir este problema, basta enquadrar o motivo desejado, dê um passo para trás e com o mesmo enquadramento bata a foto. Geralmente, este erro acontece com câmeras antigas.
Tempo levemente coberto são ótimos para fotografar pessoas (flash se torna opcional). Na claridade solar, use a técnica do "flash de preenchimento" para inibir a sombra no rosto e suavizar outras sombras. E sempre use flash em lugares de iluminação inadequada. [Não pretendo abordar o flash de preenchimento, portanto, não se preocupem.]
Chegue perto do alvo, utilize fundos simples, evite poses e focalize no nível dos olhos. Não fotografe de cima para baixo, pois provoca sensação de inferioridade. Fotografar de cima para baixo só de brincadeira, tendo consciência do que está fazendo, caso contrário, fotografe ao nível dos olhos.
Explore luz de janelas, pois esta iluminação é excelente para fotos. Não perca o momento. É bom estar sempre atento para registrar fatos, expressões, ações, etc... E evite fundos brancos, refletivos e grupos em profundidade. [Nota: podemos fotografar em ambiente de fundo refletivo, por exemplo, pisos e azulejos aproveitando somente as luzes da janela - caso o ambiente esteja bem iluminado - sem a utilização do flash.]

Um comentário:

  1. Oi, quero fazer parte desse curso sim.
    Obrigada pela oportunidade.
    Deus abençoe sua vida e sua casa.

    ResponderExcluir