quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alceu Penna, Estilista Brasileiro


Segundo pesquisas, Alceu Penna nasceu no dia 10 de janeiro de 1915, em Curvelo, Minas Gerais. Mudou-se para o Rio de Janeiro onde viveu até sua morte em 1980. Estudou Arquitetura, mas abandonou o curso dedicando-se ao curso de Belas Artes (1932).
Desde cedo desenhou muito, desenhava com rapidez, espontaneidade e graça absolutamente ímpar. Autodidata, dono de um traço ágil e estilo inconfundível desenhava cartazes, cenários, figurinos para shows, decorações e fantasias para bailes de carnaval, renovou inclusive a fantasia da Carmem Miranda quando esta partiu para Hollywood com o Bando da Lua, e fantasias para os concursos de Miss. Ilustrou ainda um grande número de livros em parceria com grandes nomes da literatura, principalmente infantil. Colaborou com as revistas: "O Cruzeiro", "A Cigarra", "O Globo Juvenil" e "Manequim" e ilustrou também suplementos femininos, tiras infantis e de moda.
Na década de 60, a Cia Rhodia Brasileira, lançou os seus grandes desfiles e shows internacionais de moda, com modelos e estampas exclusivas de Alceu Penna que passa assim a executar os grandes desfiles de Rhodia. Estes desfiles estiveram presentes na Europa, Ásia, e América do Norte percorrendo Roma, Paris, Hong Kong, Beirute e depois em quase todas as capitais brasileiras em espetáculos beneficentes.
Revendo a obra de Alceu Penna, todos se emocionam não somente pela beleza e nostalgia de uma época passada, mas principalmente pela sua flagrante modernidade metáfora se estende também aos movimentos cotidianos da mulata que samba, do operário em ação, da rendeira que tece seus bordados em sintonia com o cosmo, capoeira, internet, final de milênio, tudo em ebulição movimentando nossa história.
Alceu Penna foi jurado no concurso de Miss Brasil em 1958, fez desenhos e assessoria de estilismo para Raicharm Indústria de malhas e modas ltda. O estilista morreu em 1980, e marcou os anos de 1960. [Fonte: site "abril.com.br" / Fotografia: Reprodução.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário