sábado, 25 de maio de 2013

Kaio Henrique, o Editor do Programa


Se não me falha a memória esse é o Kaio Henrique, editor da emissora TV Cidade de Presidente Prudente. Como acabei de dizer, ele é responsável pela edição das gravações do programa De Bem Com Você.
Observei um pouco da edição da imagem no computador. A regulagem do áudio, os efeitos sonoros, corte e edição de textos e imagens, a abertura e encerramento de cada tema.
Baseado nas pesquisas feitas no Google, observei que o jornalismo é a profissão que lida com informações verdadeiras e atualizadas para conquistar o público-alvo. Na área, a profissional coleta, redige, edita e publica os acontecimentos atuais.
Geralmente, toda notícia tem conotação negativa, justamente por ser impactante ou anormal como acidentes e tragédias por exemplo. O valor jornalístico delas vale apenas quando acabam de acontecer, ou quando não foram divulgadas por outro concorrente.
O segredo do jornalismo é a escolha de assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Novidade, proximidade, tamanho e relevância, são os principais fatores da arte do jornalismo. Perguntas como "o que?" (o fato ocorrido), "quem?" (o personagem envolvido), "quando?" (o momento do fato), "onde?" (o local do fato), "como?" (o modo como o fato ocorreu), e "por quê?" (a causa do fato), todos os profissionais desse meio devem aprender.
A pauta (seleção dos assuntos que serão abordados), a apuração (processo de averiguar informação em estado bruto como dados, nomes, números; sendo a interação de jornalistas com suas fontes), redação (tratamento das informações apuradas em forma de texto para ser impresso ou lido em voz alta) e a edição (finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final que será apresentado).
Resumindo, os jornalistas podem pesquisar temas em geral (assuntos diversos), local (interesse local, cidade ou regional), nacional (assuntos de outras localidades do país), política, polícia (assuntos de segurança), internacional (assuntos diversos), economia, mercado financeiro, empresas, cultura, tecnologia, moda (tendências), esporte (todas as modalidades), turismo (roteiros de viagem), comportamento, saúde, educação, coluna social, classificados, imóveis e empregos. Dessa forma, funciona mais ou menos o trabalho de um editor de televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário