quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Confecção da Primeira Peça

(Modelagem da peça.)

(Peça piloto do vestido.)

Quando mandei confeccionar a minha primeira peça, aprendi que não compensa desenhar um esboço para uma pessoa que quer apenas ter um desenho seu e/ou pior, que quer seu esboço para te alimentar de esperanças falando que sua criação será confeccionada por ela.
O croqui foi desenhado por uma jovem que por algum motivo que não me interessa qual seja não levou o esboço para fazer a peça. Isso me desmotivou e a partir deste acontecimento, decidi jamais criar um look para qualquer pessoa que eu não conheça, prometendo confeccionar. Exceto, em caso de evento comprobatório.

(Peça piloto pronta.)

Então, resolvo investir no croqui rejeitado. Por sorte, costumo sempre escanear os croquis que desenho... e imprimi uma cópia (decidi mandar fazer ao invés de ficar de braços cruzados esperando a pessoa se tocar).
Depois de pesquisar valores do trabalho das costureiras mais conhecidas no bairro onde moro, decido contratar o serviço de uma equipe de costureiras, donas de uma marca consideravelmente conhecida.

(Produção da peça.)

(Produção da peça.)

A falta de costureiras e fábricas especializadas em atender pouca produção é inacreditável. Dessa maneira não há como um estudante e/ou iniciante de estilista começar a sua carreira pagando para confeccionar as suas primeiras peças. Empresárias e donas de confecção, pensem nisso! Vocês podem negar de confeccionar por ganância ou para evitarem prejuízos existentes, mas estão negando dar a oportunidade de ajudarem a revelar grandes estilistas.

(Arremata mento das unidades.)

Estive presente em todo o processo da confecção, que contou com oito profissionais, passando por cinco etapas: modelagem, pilotista, corte, costura e o acabamento (arremata mento, passar e embalar). E demorou dois meses para ser concluída (terminado na primeira quinzena do mês de agosto de 2.010). [No total, foram confeccionadas quarenta e cinco unidades. Disponíveis nas cores preto, petróleo e caqui; nos tamanhos "p,m e g".]

(Produção da peça.)

(Produção da peça.)

(Unidades passadas e embaladas.)

Nem me importei de gastar a quantia que gastei, afinal, realizei um grande sonho. Costumo dizer que ver a criação sair do papel, é ter quase a mesma sensação de ser pai. E olha que não tenho nenhum filho! Quando ninguém acreditar nos seus sonhos, realize-os você mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário