segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mesopotâmia, a História da Moda


No período da Mesopotâmia, ocorreram formações de cidades-estados, com soberanos, deuses e templos próprios (Zigurate); constituída pelos povos assírios, sumérios, babilônios e persas; foram responsáveis pela invenção da escrita e do tijolo.
As jóias tinham como temas as rosas, os animais e os espirais. Usavam colares, pulseiras e argolas, feito em ouro, bronze, cobre conchas e ossos. As jóias serviam de amuleto.


Sobre os cosméticos, eles passavam óleos aromáticos nos cabelos, barbas e no corpo inteiro. Tinham perfumes com conhecimento do processo de destilação, e usavam cremes de rejuvenescer.
Esses desenhos foram baseados na deusa da serpente e do povo Creta (maior ilha situada no Mar Mediterrâneo). Sua civilização é a mais antiga da Europa; um país livre e rico, que vivia do mar e do comércio marítimo.


A cintura era extremamente marcada e muito fina (talvez pelo uso de cintos apertados desde a infância). As cretenses também usavam um tipo de corpete que terminavam sob os seios, os deixando à mostra (podendo ser associado à questão da fertilidade e fartura). [Fonte: História da Indumentária, Dalva Ferrari]

Nenhum comentário:

Postar um comentário