domingo, 24 de março de 2013

A Empresária e o Estilista


Essa postagem é uma história real que achei muito importante contá-la a vocês. Nela, cito a trajetória de um estilista desacreditado no começo de sua carreira e o fim de uma antiga empresária, que foi do auge ao fracasso.
Um jovem garoto, com aptidões para seguir na moda, desde menino já sabia que seu sonho era ser estilista. O garoto não desenhava muito bem, mas tinha um alto grau de conhecimento sobre a moda. Um autodidata, para ser mais exato.
Este jovem bateu de porta em porta atrás de uma oportunidade de emprego. Todas as lojas o negaram, inventando mil e uma desculpas para não admiti-lo.
No último dia que tentou, buscou uma oportunidade numa renomada loja e para sua surpresa, foi completamente humilhado. A empresária, arrogante e muito rica, disse ao garoto que seus desenhos eram um lixo. E complementou com críticas bizarras de que ele não servia para a moda, pelo fato de não ter formação para exercer na área.
Entristecido, o jovem saiu daquele ambiente ganancioso e pesado e chorou bastante naquela noite. Consigo, trouxe algo que a empresária jamais teria notado: a persistência. E então, o jovem decidiu seguir os estudos.
Anos depois, já formado, o garoto foi lapidado e aprimorou suas técnicas. Terminou a faculdade sendo uma incrível promessa, e conseguiu seu primeiro emprego numa loja de tecidos. E desde então, seu sucesso começou.
A empresária, rica e poderosa, procurou o estilista para contratá-lo, oferecendo um excelente salário. Mas o estilista humildemente recusou a oferta respondendo que jamais trabalharia para aqueles que viraram as costas. E anos depois, a empresária não aguentou tamanha concorrência, e, hoje é apenas uma mulher idosa vivendo de sua aposentadoria. E o estilista que quando jovem procurou apenas uma oportunidade de mostrar o seu talento, está no auge.
Do que adiantou essa miserável senhora não ter dado uma simples oportunidade para um garoto cheio de sonhos? Se ela tivesse pensado melhor, o talento desse estilista poderia fazer com que a extinta loja que um dia ela teve, estivesse aberta até hoje.
Para os futuros profissionais da moda, digo apenas para não desistirem. Quem tem talento, mais cedo ou mais tarde chegará ao auge. E para os empresários em geral, se toquem e sejam humildes. Pode ser que na sua frente esteja um futuro estilista a ser renomado, e no fim da sua vida, você seja uma pessoa pobre de coração vivendo de aposentadoria. E o pior, sendo desprezado por aqueles que trabalharam pra você (e também por este estilista que você no passado o desprezou). Então, não venha com essa história de dar uma de “O Diabo Veste Prada” que esse papo não cola. Sem as criações dos estilistas, vocês empresários de lojas de tecidos, roupas e acessórios, não são absolutamente nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário